Sangramento na gengiva na hora de escovar os dentes, avermelhamento ou inchaço das gengivas, sensação de gosto ruim na boca ou mau hálito constante, podem ser sinais de alguma doença periodontal e geralmente quem sofre desta doença não costuma sentir dor. A Periodontia é a especialidade da odontologia que estuda e trata das doenças relacionadas à gengiva, implantação e suporte dos dentes.

Neste artigo vamos entender o que é e quais são os possíveis tratamentos para a periodontite abordando os seguintes tópicos:

  • O que é periodontia?
  • E a periodontite, o que é?
  • Quais são os sinais das doenças periodontais?
  • Como é realizada a cirurgia periodontal?
  • Tratamento e cura da periodontite.

Continue lendo e entenda todos os sintomas, tratamento e manutenção da sua saúde bucal, porque afinal é sempre interessante saber e entender o que pode acontecer conosco.

Imagem sobre periodontia - Ápice Odontologia

Periodontia – Ápice Odontologia

O que é Periodontia?

Periodontia é a especialidade odontológica que diagnostica e realiza o tratamento dos males que afetam os tecidos que sustentam e protegem os dentes como: A gengiva, os ossos e os ligamentos em torno dos dentes.

Quando se torna grave o problema são identificados como: Gengivite ou Periodontite.

Gengivite

É a doença periodontal que se limita à gengiva, que inflama devido a presença de placa bacteriana que se forma ao redor dos dentes e da gengiva. É de fácil tratamento. Normalmente, com uma visita ao dentista especializado em periodontia para profilaxia, uma correta escovação e uso do fio/fita dental, a doença regride, uma vez que o osso e o tecido conjuntivo que sustentam os dentes não foram atingidos.

Periodontite

É a doença periodontal que atinge os tecidos de sustentação dos dentes. Nessa doença, o osso vai sendo reabsorvido devido à infecção.
A gengiva “descola” dos dentes, formando a chamada bolsa periodontal. Nesse estágio, por se tratar de algo mais grave, consultar o dentista é importantíssimo, pois, se não tratada a tempo, a doença pode causar a perda dos dentes.

Depois de tratada, escovar os dentes e usar o fio/fita dental corretamente ajuda a prevenir essa doença e manter a saúde bucal.

Causa
A principal causa da doença periodantal é a placa bacteriana, que é um acúmulo de bactérias vivas e de resíduos de alimentos que se depositam sobre os dentes quando não é realizada uma boa higienização bucal. Entretanto, existem outros fatores que podem agravar a doença como fumo, estresse, alguns medicamentos, mudanças hormonais, como no caso das mulheres durante a gravidez, diabetes e outras doenças que afetam o sistema de defesa do organismo.

Os Sinais

Quem tem doença periodontal dificilmente sente dor
Os principais sinais são:

  • Sangramento ao escovar os dentes e ao passar o fio dental.
  • Gengivas vermelhas e/ou inchadas.
  • Dentes amolecendo ou mudando de posição
  • Mau-hálito constante ou gosto ruim na boca.

Tratamento

Inicialmente o tratamento deverá ser feito pelo dentista.
Na gengivite, a profilaxia (limpeza), a escovação e o uso do fio/fita dental regulares regridem a doença.
Na periodontite, deverá ser feito um tratamento mais profundo como a raspagem, e em alguns casos, dependendo da gravidade, poderá ser necessário tratamento cirúrgico. Deverá haver um controle rigoroso, tanto pelo dentista quanto pelo paciente, através da escovação e uso do fio/fita dental.

Como é realizada a cirurgia periodontal?

A cirurgia periodontal tem como objetivo eliminar definitivamente a infecção da gengiva. Seu diagnóstico se dá quando o tratamento periodontal já não oferece os resultados esperados e pode acontecer no próprio consultório, aplicando-se anestesia geral.

É realizada uma limpeza profunda tanto dos dentes quanto das estruturas que os sustentam, raspando a raiz e removendo qualquer tecido doente.

O alisamento da raiz permite a higienização mais fácil dos dentes após a cirurgia.

Tratamento e Cura

A periodontite tem cura sim! Com o tratamento adequado diminui consideravelmente as chances de uma cirurgia, portanto não espere agravar e vá ao seu dentista regularmente.

Nos tratamentos mais indicados por especialistas em periodontite incluem as seguintes etapas:

  • Para regredir os casos de gengivite é importante fazer regularmente a limpeza (Profilaxia), manter a escovação dos dentes em dia e utilizar o fio/fita dental adequada e regularmente.
  • Em casos de periodontite o tratamento envolve a raspagem das áreas afetadas e em casos mais graves a cirurgia.
  • Em todos os casos de tratamento dental o dentista especialista em periodontia acompanhará rigorosamente o paciente, para que nenhum detalhe seja desconsiderado.

Prevenção

Prevenir a doença periodontal é muito fácil!
Basta ter uma escovação efetiva e regular e usar diariamente o fio/fita dental. As visitas regulares ao dentista ajudarão a prevenir essas e todas as outras doenças da boca.

Ficou alguma dúvida, quer marcar uma avaliação? Clique aqui e agende sua visita conosco!