Algumas pessoas apresentam irregularidades dentais e faciais que lhes causam desconforto, inibição e baixa autoestima.

A Ortodontia é o ramo da odontologia especializado no diagnóstico, prevenção e tratamento dessas irregularidades, também conhecidas pelo termo técnico de “má-oclusão”, uma relação de contato incorreta entre os dentes superiores e os inferiores.

Através da Ortodontia a Clínica Odontológica Ápice busca a harmonia entre dentes, lábios e ossos, proporcionando um equilíbrio facial adequado.

 Ortodontia – Ápice Odontologia – Belo Horizonte

Quando buscar o tratamento ortodôntico (aparelho ortodôntico)?

Um especialista em ortodontia deve ser procurado a partir da dentição de leite completa ou em qualquer fase da vida adulta. O processo básico que envolve a movimentação dos dentes é o mesmo em qualquer idade.

Nas crianças, é comum observarmos problemas relacionados à respiração bucal, hábito de chupar dedo ou chupeta, interposição da língua (falar projetando a língua para fora ou interpor a língua no meio dos dentes durante a deglutição).

O exame precoce permite a identificação que o ortodontista avalie e detecte possíveis problemas ortodônticos ou ortopédicos (esqueléticos) e possa planejar o tratamento, evitando problemas mais graves no futuro.

Quais os benefícios do tratamento ortodôntico (aparelho dentário) com ortodontistas em BH?

O tratamento ortodôntico além contribuir para uma melhor mastigação, recupera a autoestima impactando assim, de forma positiva na vida social e profissional, proporcionando satisfação e bem-estar, evita os seguintes problemas: Má oclusão que dificulta a higiene, tornando os dentes mais suscetíveis às cáries, doenças da gengiva e perda dentária. Além de sobrecarregar os músculos da mastigação, causando dores de cabeça, nos ombros, costas, pescoço e ouvido.

Qual é a sua duração do tratamento ortodôntico (aparelho ortodôntico)?

A duração do tratamento ortodôntico, é variável. Na clínica construímos um plano especifico para cada diagnóstico e em alguns casos, o tratamento poderá terminar antes do prazo previsto, mas em outros casos poderá levar mais tempo que o esperado. A cooperação do paciente durante o tratamento ortodôntico é fundamental para agilizá-lo.

Como são os aparelhos ortodônticos (aparelho dentário)?

São vários tipos aparelhos ortodônticos, fixos, removíveis, intra-orais e extra-orais, disponíveis podendo ser metálicos ou de material estético, ficando quase imperceptíveis.
O ortodontista indicará o aparelho mais adequado para tratar cada situação.

Ortodontia em BH é com a Ápice Odontologia. Agende sua avaliação aqui.