Endodontia

Endodontia – Tratamento de Canal como é mais conhecido é a especialidade da odontologia que trata da prevenção, diagnostico e cura das doenças da polpa dental.

A polpa dental é o tecido localizado no interior da cavidade do dente e é composta pela câmera pulpar e pelo canal radicular.

A Clínica Odontológica Ápice

realiza o tratamento de forma segura, criteriosa e com excelentes resultados.

A causa

A cárie é a causa mais comum da inflamação pulpar. Dentre outras causas e fatores que podem levar a realização do tratamento endodôntico, podemos citar os traumatismos dentários, inflamação da polpa proveniente de infecção da doença periodontal, necessidade protética, abrasões dentárias, entre outras.

Tratamento de Canal - Ápice Odontologia - Belo Horizonte

Endodontia Tratamento de Canal – Ápice Odontologia – Belo Horizonte

Os sintomas mais característicos

Dor espontânea de forma latejante e que aumenta com o calor. Nesse caso, a polpa está viva, porém inflamada, e o uso de analgésicos não resolve, já quando há morte da polpa e formação de abcesso (acúmulo de pus), geralmente a dor é bem localizada e há dor ao mastigar. Além disso, ao abaixar a cabeça, tem-se a sensação de que o dente “pesa”.

O tratamento

Quando a polpa dentária encontra-se irreversivelmente inflamada, infectada ou necrosada, como conclusão é necessário realizar o tratamento endodôntico.
O tratamento, consiste na remoção da polpa dental doente, modelagem do canal e obturação do espaço antes ocupado pela polpa. Após o tratamento endodôntico concluído, o dente necessitará de uma restauração ou prótese para voltar à sua forma e funções normais. O mais importante é manter o controle radiográfico, que deve ser feito seis meses após o término da endodontia, para avaliar o sucesso do tratamento.

Dúvidas mais frequentes

– É um tratamento doloroso?

Com o uso da anestesia, o tratamento é indolor e em alguns casos em que a polpa está mortificada, o procedimento é indolor mesmo sem o uso da anestesia.

– Sempre que se faz um tratamento endodôntico (tratamento de canal), o dente escurece?
O escurecimento acentuado só acontece quando o dente sofre uma hemorragia ou notificação pulpar antes do tratamento.

– O que poderá ocorrer se o tratamento endodôntico
(tratamento de canal)não for realizado?
Certamente desenvolverá uma lesão na região apical (infecção na raiz e nos tecidos vizinhos), que poderá ter consequências mais sérias, como dor interna, inchaço, febre e bacteriémia (bactérias na corrente sanguínea). Consequentemente, nesses casos a solução poderá envolver a extração do dente.

A Ápice Odontologia é referência em Tratamento de Canal em BH. Clique aqui para agendar sua avaliação.