clareamento dental
Dentes brancos e claros sempre foram sinônimo de beleza e boa saúde. Para você conquistar um sorriso radiante e brancos leia este artigo. Nós da clínica odontológica Ápice usamos tecnologia de ponta a favor de nossos pacientes, entre em contato para agendar sua avaliação.

 

Você sabe o que é dentina? É o tecido abaixo do esmalte dental que fica na parte externa protegendo o dente.

Vamos conhecer dois tipos de alimentos que podem fazer com que os dentes fiquem manchados ou amarelados.
Os alimentos que possuem pigmentação em excesso, como o suco de uva, café e os que são muito ácidos como
frutas cítricas e bebidas alcoólicas, que combinadas implicam ainda mais em manchas nos dentes.

Abaixo alguns alimentos que por possuírem uma coloração acentuada e por isso mancham os dentes.

Açaí
Beterraba
Café
Chá
Catchup
Molho de soja (shoyo)
Mirtilo
Suco de uva
Refrigerantes
Vinho tinto

 

Manchas nos dentes por causa de acidez de alimentos

O limão apesar de não ter uma coloração acentuada pode manchar os dentes devido à acidez

Isto ocorre porque alimentos muito ácidos quando consumidos com frequência potencializa o dente a absorver mais pigmentos devido ao ambiente bucal estar ácido e acontece a desmineralização deste ambiente danificando o esmalte do dente. Com o esmalte afetado e o dente mais sensível à pigmentos, ao acontecer o processo de remineralização do dente e houver pigmentos, eles poderão ser incorporados ao dente.

Abaixo alguns alimentos que por serem ácidos podem manchar os dentes:

Limão
Laranja
Kiwi
Mexerica
Bebidas Alcoólicas
Vitaminas efervescentes

Para evitar as manchas devemos tomar alguns cuidados após o consumo destes alimentos.

O principal cuidado ao se ter quando ingerir alimentos com pigmentação forte ou muito ácidos é bochechar com água e a escovação após 20 minutos após a ingestão permitindo à saliva repor os minerais.

Com este tempo evita-se o lesionamento do dente que está prejudicado pelo ambiente ácido permitindo que a saliva corrija o problema.

A visita ao seu dentista é imprescindível para manter a saúde bucal em dia, por isso nenhum destes métodos e procedimentos isenta a visita ao seu dentista por pelo menos 2 vezes ao ano.

Estamos preparados para avaliar cada caso, oferecendo a solução mais indicada para que você reconquiste um sorriso luminoso.

Venha para a Clínica Odontológica Ápice em BH para fazer o seu Clareamento Dental. Agende sua avaliação Clicando aqui.

“CURIOSIDADE: O esmalte do nosso dente é poroso e por isso quando consumimos estes alimentos com certa
frequencia e não fazemos uma higienização adequada, causamos manchas nos dentes.

O Clareamento Dental

Agora se o dente já está manchado ou amarelado uma alternativa para solucionar é realizar o clareamento dental.

O clareamento dental funciona por meio de um procedimento de quebra das moléculas de pigmento em moléculas menores, ajudando na reflexão da luz, isso tudo acontece em uma camada interna do dente usando peróxido de hidrogênio.

Durante o procedimento de clareamento ou até mesmo após o clareamento com peróxido de hidrogênio os dentes ficam mais porosos temporariamente ficando assim suscetíveis à pigmentação.

Para manter o bom resultado é ideal tomar algumas medidas mais rígidas relacionadas à alimentação durante e algum período após o clareamento.

Durante e após o procedimento é importante evitar o cigarro, batom vermelho, alimentos com corantes e ácidos.

O seu dentista te indicará  as recomendações necessárias para o seu tipo de clareamento.

Abaixo listamos alguns alimentos e hábitos que agem quase como clareadores naturais dos dentes.

1 – BRÓCOLIS – Por conter ferro e cálcio que juntos formam uma barreira protetora do esmalte dos dentes além de estimular a produção de saliva, que ajuda a reduzir as manchas nos dentes.

Uma pesquisa da Faculdade de Odontologia de Bauru, publicada no European Journal of Dentistry, considerou que essa barreira reduz o contato entre alimentos e bebidas ácidas com os dentes, deixando-os assim mais brancos.

2 – ABACAXI – Fruta que contém bromelina que funciona como um removedor de manchas natural, não afetando o esmalte do dente.

3 – MORANGO – O ácido málico, adstringente natural que ajuda a retirar manchas, além de possuir vitamina C que ajuda no combate do acúmulo de placa.

4 – MAÇÃ – Fruta fibrosa que ajuda a limpar os dentes a cada mordida além de estimular o fluxo salivar.

5 – LEITE –  E seus derivados são ricos em proteína , calcio, fósforo e ácido láctico.

6 – GENGIBRE – Com ação anti-inflamatória natural ajuda a manter os tecidos bucais saudáveis.

7 – CASTANHA DO PARÁ – Os óleos provenientes da castanha formam uma película sobre os dentes reduzindo a capacidade de bactérias grudarem neles mantendo-os mais brancos.

8 – CEBOLA E ALHO – Por conterem compostos de enxofre e tiossulfatos que naturalmente reduzem as bactérias causadoras das cáries, lembrando que é preciso comer estes alimentos crus, porque o cozimento acaba destruindo estes compostos.

9 – PÊRA – Também por ser fibrosa limpa os dentes naturalmente e aumenta o fluxo salivar.

10 – QUEIJOS – A caseína (um tipo de proteína encontrada nos queijos – principalmente o cheddar) ajuda no processo de reparação do esmalte dos dentes, junto com o cálcio e fósforo presentes também em produtos lácteos também.

Os alimentos “ajudam” mas o mais importante é manter a saúde bucal em dia garantindo assim dentes mais brancos, confira algumas dicas importantes para uma boa saúde bucal.

A escovação e o uso do fio dental ainda é a opção mais importante para uma boa saúde bucal, o bochecho com água mantém limpa a boca além de remover pedaços de comida e açúcares que tenham permanecidos no dente.

Exagerar no açúcar é ruim tanto para os dentes quanto para as gengivas, gerando o acúmulo de placas bacterianas, causando em alguns casos  o surgimento de cáries e outros problemas.

Abandonar o cigarro é fundamental para uma boa saúde bucal e dentes bonitos.

Por fim, se tratando de saúde bucal, prevenir é a melhor escolha por isso consulte seu dentista pelo menos a cada seis meses.

Entre em contato e agende sua avaliação



  • CategoryArtigos
    Write a comment:

    *

    Your email address will not be published.

    © 2018 - Ápice Odontologia / CLM 1997.Todos os direitos reservados. RT: Flávio Gontijo Carvalho

    Entre em contato conosco        31 3281-2948 | 31 3281-7026