tratamentoperiodontal

A periodontia é a especialidade da Odontologia que previne e trata das doenças dos tecidos de proteção e sustentação do dente, ou seja, da gengiva, ossos e ligamentos que circundam os dentes. Dependendo da gravidade do problema periodontal, ele pode ser classificado como gengivite ou periodontite e a Clínica Odontológica Ápice oferece o melhor tratamento para ambos os casos.

Gengivite

É a doença periodontal que se limita à gengiva, que inflama devido a presença de placa bacteriana que se forma ao redor dos dentes e da gengiva. É de fácil tratamento. Normalmente, com uma visita ao dentista para profilaxia, uma correta escovação e uso do fio/fita dental, a doença regride, uma vez que o osso e o tecido conjuntivo que sustentam os dentes não foram atingidos.

Periodontite

É a doença periodontal que atinge os tecidos de sustentação dos dentes. Nessa doença, o osso vai sendo reabsorvido devido à infecção.
A gengiva “descola” dos dentes, formando a chamada bolsa periodontal. Nesse estágio, por se tratar de algo mais grave, consultar o dentista é importantíssimo, pois, se não tratada a tempo, a doença pode causar a perda dos dentes. Depois de tratada, escovar os dentes e usar o fio/fita dental corretamente ajuda a prevenir essa doença e manter a saúde bucal.

Causa

A principal causa da doença periodantal é a placa bacteriana, que é um acúmulo de bactérias vivas e de resíduos de alimentos que se depositam sobre os dentes quando não é realizada uma boa higienização bucal. Entretanto, existem outros fatores que podem agravar a doença como fumo, estresse, alguns medicamentos, mudanças hormonais, como no caso das mulheres durante a gravidez, diabetes e outras doenças que afetam o sistema de defesa do organismo.

Os Sinais

Quem tem doença periodontal dificilmente sente dor
Os principais sinais são:
– Sangramento ao escovar os dentes e ao passar o fio dental.
– Gengivas vermelhas e/ou inchadas.
– Dentes amolecendo ou mudando de posição
– Mau-hálito constante ou gosto ruim na boca.

Inicialmente o tratamento deverá ser feito pelo dentista.
No caso da gengivite, a profilaxia (limpeza) a escovação e o uso do fio/fita dental regulares regridem a doença.
No caso da periodontite, deverá ser feito um tratamento mais profundo como a raspagem, e em alguns casos, dependendo da gravidade, poderá ser necessário tratamento cirúrgico. Deverá haver um controle rigoroso, tanto pelo dentista quanto pelo paciente, através da escovação e uso do fio/fita dental.

Prevenir a doença periodontal é muito fácil!
Basta ter uma escovação efetiva e regular e usar diariamente o fio/fita dental. As visitas regulares ao dentista ajudarão a prevenir essas e todas as outras doenças da boca.

Na Clínica Ápice você encontra periodontista em bh.