endodontia

Endodontia é a especialidade da odontologia que trata da prevenção, diagnostico e cura das doenças da polpa dental.

A polpa dental é o tecido localizado no interior da cavidade do dente e é composta pela câmera pulpar e pelo canal radicular.

O tratamento endodôntico é popularmente conhecido como “tratamento de canal”. A Clínica Odontológica Ápice realiza o tratamento de forma segura, criteriosa e com excelentes resultados.

A causa
A cárie é a causa mais comum da inflamação pulpar. Dentre outras causas e fatores que podem levar a realização do tratamento endodôntico, podemos citar os traumatismos dentários, inflamação da polpa proveniente de infecção da doença periodontal, necessidade protética, abrasões dentárias, entre outras.

Os sintomas mais característicos
Dor espontânea de forma latejante e que aumenta com o calor. Nesse caso, a polpa está viva, porém inflamada, e o uso de analgésicos não resolve, já quando há morte da polpa e formação de abcesso (acúmulo de pus), geralmente a dor é bem localizada e há dor ao mastigar. Além disso, ao abaixar a cabeça, tem-se a sensação de que o dente “pesa”.

O tratamento
Quando a polpa dentária encontra-se inflamada irreversivelmente, infecta ou necrosada é necessário realizar o tratamento endodôntico.
O tratamento endodôntico (tratamento de canal), consiste na remoção da polpa dental doente, modelagem do canal e obturação do espaço antes ocupado pela polpa. Após o tratamento endodôntico concluído, o dente necessitará de uma restauração ou prótese para voltar à sua forma e funções normais. É muito importante o controle radiográfico, que deve ser feito seis meses após o término da endodontia, para avaliar o sucesso do tratamento.

Dúvidas mais frequentes
– É um tratamento doloroso?
Com o uso da anestesia, o tratamento é indolor e em alguns casos em que a polpa está mortificada, o procedimento é indolor mesmo sem o uso da anestesia.

– Sempre que se faz um tratamento endodôntico (tratamento de canal), o dente escurece?
O escurecimento acentuado só acontece quando o dente sofre uma hemorragia ou notificação pulpar antes do tratamento.

– O que poderá ocorrer se o tratamento endodôntico (tratamento de canal) não for realizado?
Poderá se desenvolver uma lesão na região apical (infecção na raiz e nos tecidos vizinhos), que poderá ter consequências mais sérias, como dor interna, inchaço, febre e bacteriémia (bactérias na corrente sanguínea). A solução, nesses casos poderá envolver a extração do dente.

A Ápice Odontologia é referência em Tratamento de Canal BH.